Muita gente não sabe, mas colocar senha no seu celular ou no seu computador, não inibe alguém de visualizar os seus dados pessoais em caso de roubo.

Isso acontence porque o bloqueio funciona somente para quem acessa o dispositivo de maneira habitual, via mouse/teclado/touch screen.

Eita, mas como assim?!

O bloqueio do seu dispositivo é feito através de um programa, que é responsável por exibir, ou não exibir algo a você com base nas suas permissões. Toda vez que você liga o seu dispositivo, ele executa esse programa automaticamente, para controlar o acesso, ou seja, você sempre será submetido a login.

Acontece que o individuo que roubar o seu dispositivo, não vai tentar acesso pelo método habitual, como nós fazemos sempre, ligando o dipositivo e tentando acertar o usuário e senha, ele simplesmente vai retirar a unidade de armazenamento do equipamento e vai plugar em outra máquina, para poder visualizar seu conteúdo.

– Caramba! Isso é possível? 😳

– Com certeza, e é muito simples alias.

Isso vai dar certo porque ele não vai estar passando pelo programa que controla o acesso, ele acessa os arquivos diretamente. É como se o segurança de uma festa estivesse dormindo, ou não estivesse presente, como não tem ninguém para controlar a entrada, você pega e entra, simples!

Então meus dados estarão sempre inseguros?

Não! Graças a tecnologia, temos uma solução para isso. 🙌

– Legal, conta aí o que é!

A solução se chama criptografia. Criptografia é um conjunto de princípios e técnicas empregadas para cifrar dados, para torná-los incompreensíveis para outra pessoas (quem não possuem a chave).

Através da criptografia da unidade de armazenamento do seu dispositivo, é possível ofuscar todos os seus dados à terceiros. E só será possível visualizar esses dados através da chave, que somente você possui.

Nem mesmo hackers ou quaisqueres outros profissionais de informática conseguirão visualizar os seus dados sem essa chave.

Veja um exemplo de criptografia na prática. Vamos criptografar a frase “Ejetar – Inovação e Tecnologia” através do algoritmo SHA1, veja como fica o resultado: e25ed099b90548f65650025199f110f2daaaf9eb

Entendeu o que é criptografia? Tornamos um conteúdo legível para um conteúdo inelegível. É isso que ela faz.

Gostou?

Gostou do conteúdo apresentado nesse post? Quer colocar a criptografia em prática, entre em contato conosco. Será um prazer poder ajudá-lo!

Compartilhe com seus amigos: